Programa da disciplina Introdução ao projeto de paisagismo (2012 – 1º)

Neste semestre, o programa da disciplina foi alterado para atender às novas exigências do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil no que diz respeito aos conteúdos, habilidades e competências profissionais da prática do paisagismo e da arquitetura da paisagem por arquitetos e urbanistas brasileiros.

EMENTA

Estudo das formas de organizar e produzir o espaço urbano; estudo das formas de organizar e produzir os espaços livres de edificação; projeto integrado de desenho urbano, arquitetura e paisagismo em escala local; fundamentos conceituais e metodológicos.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Introduzir elementos teóricos e conceituais da Arquitetura Paisagística e do paisagismo; Aprender métodos de análise, diagnóstico e projetos de espaços livres de âmbito público e privado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tipos de espaços livres de edificação; Vistorias/Visitas Técnicas, coleta de dados (condicionantes de projeto – orientação solar, vistas e entorno, morfologia do relevo, vegetação existente, ventos e ruídos); definição de conceito e adoção de partido; planejamento do desenvolvimento do projeto e detalhamento. Os projetos serão apresentados por meio de peças gráficas, plantas, cortes, elevações, ilustrações de forma a permitir o entendimento do projeto, apresentando o partido adotado, a distribuição espacial das atividades (zoneamento funcional / plano de massas), a linguagem de desenho de cada espaço, com explicitação do partido adotado, com definição básica dos materiais a serem adotados, modelagem preliminar do terreno, projeto de plantio (Plantas de locação e especificação qualitativa e quantitativa das espécies vegetais), projeto de mobiliário, paginação de piso, arquitetura da luz e da água, obras de arte, entre outros. Memorial Descritivo e Quantitativo Preliminar.

METODOLOGIA DE ENSINO

Desenvolvimento de projetos assistidos por atendimentos em grupo no ateliê; Organização de seminários para análise e debate comuns de modo a facilitar e estimular o intercâmbio entre os alunos; Apresentação de referências de projetos de Arquitetura Paisagística para debate de conteúdos e linguagens; Aulas expositivas abordando conceitos e temas relacionados ao conjunto de propostas desenvolvidas e debatidas pela classe; Seminários de apresentação e debate dos trabalhos em cada uma das suas etapas; Palestras com Arquitetos Paisagistas com foco nas diferentes atribuições e competências da profissão.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas a partir da entrega de exercícios, da participação e do material apresentado nos seminários. Essas avaliações levarão em conta tanto a participação ativa e o interesse individual do aluno quanto o resultado de sua aprendizagem, avaliada através dos trabalhos e tarefas apresentados no transcorrer do semestre, na conceituação do tema e projeto, na contextualização da proposta e no nível de desenvolvimento e representação do anteprojeto.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABBUD, B. Criando paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo, SENAC, 2006.

ALEX, Sun. Projeto de Praça. São Paulo: SENAC, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Paisagem e Ambiente: ensaios / USP/ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo– São Paulo: FAUUSP, 1986.

MACEDO, S.S. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo, EDUSP, 2011.

MACEDO, S.S. & ROBBA, F. Praças brasileiras. São Paulo, EDUSP, 2011.

MACEDO, S.S. & SAKATA, F. Parques urbanos no Brasil. São Paulo, EDUSP, 2002.

REID, Grant W. Landscape graphics. New York, Whitney Library of Design, 1987.

SAKATA, Francine Gramacho. Paisagismo Urbano: Requalificação e Criação de Imagens. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

KLIASS, Rosa. Desenhando Paisagens, Moldando uma profissão. São Paulo, SENAC, 2006.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS

https://auladepaisagismo.wordpress.com

Recado: Se vocês quiserem conhecer os trabalhos (sobre parques) realizados pelos alunos dos semestres anteriores entrem em: Turma do 2º 2010

exercício 1 : Plano de massas com uso de vegetação (vejam o facebook dos colegas e comentem…)

exercício 2

exercício 3

exercício 4

Alguns textos para a leitura do semestre:

MAGNOLI, Miranda Martinelli. Espaço livre – objeto de trabalho. Paisagem ambiente, São Paulo, n. 21, 2006 . Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S0104-60982006000100015&amp;lng=pt&amp;nrm=iso&gt;. acessos em 06 fev. 2012.
MAGNOLI, Miranda Martinelli. O jardim na cidade é um fragmento de sonho. Paisagem ambiente, São Paulo, n. 21, 2006 . Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S0104-60982006000100017&amp;lng=pt&amp;nrm=iso&gt;. acessos em 06 fev. 2012.

Produced by the Active Living Network, a project of The Robert Wood Johnson Foundation.  An interview with legendary author, Jane Jacobs, who wrote “The Death and Life of Great American Cities.”  The film explores the role of the built environment in physical activity and public health.  9:45 Total Length

Esse post foi publicado em Espaços Livres, paisagismo: arquitetura e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s